Dentro das academias de ginástica você
encontra novos professores cheios de energia, seja com barras nas costas, em
cima no Jump, sobre bike de Spinning, ou
ministrando outras aulas coletivas, gritando “gritando
“UHHUUU, VAMOS LÁ GALERA, TÁ QUEIMANDO, e tantas outras frases que
ouvimos nas aulas coletivas. Nada contra em certos momentos dá uma chamada na galera.principalmente nos momentos mais cansativos da aula ou de êxtase.
. -.
Mas a pergunta é:
Quais os pré-requisitos para se
ministrar aulas coletivas?
ou para ser um bom professor de ginástica?
Venho observado alguns professores com objetivo comum:
ter a sala lotada sempre, para os
olhos do gestor é maravilhoso e lucrativo, até esse ponto tudo bem , mas me preocupo muito
mais com a falta de controle sobre essas salas lotadas , visto que diversos
professores estão se preocupando mais em não sair de cima do palco, da frase
musical ou da coreografia, cada um mostrando sua performance nas mais diversas aulas, do que controlar
técnica de execução, intensidade, restrições ,objetivos e tantos aspectos
extremamente importantes dentro da aula . Sabemos que uma aula coletiva é um treinamento eficiente e seguro de forma divertida e muito
mais motivante (para muitos) do que treinar individualmente .Mas alguns não estão muito preocupados com esses aspectos( INFELIZMENTE) e
vários estão se tornando “repetidores de movimentos” e esse perfil de professor sem querer criou
uma aula coletiva chamada de” SALVE-SE QUEM PUDER”. Se você tem esse perfil comece a repensar
sobre esses aspectos , pois você
poderá colocar em risco a integridade física do aluno e a sua também e sua
carreira será muito curta.
NÃO devemos copiar (apenas) boas aulas práticas, pois um modelo vencedor em uma aula apresentada por um professor, poderá não ser eficiente na sua aula. Tenha diferencial competitivo, exclusivo seja CRIATIVO.
Significa: estudar, planejar, dirigir, organizar, controlar o ciclo de vida do produto, adaptar montar novo e remontar o antigo, sondar tendências, promover, revitalizar ,avaliar sempre e eliminar quando necessário. Além disso, desenvolver de acordo com o público alvo que você pretende trabalhar
Fica aqui algumas perguntas como teste de consciência.
Quem tem que treinar
você ou o aluno?
Você repete movimentos
ou educa os movimentos dos alunos?
Segue os princípios de
treinamento desportivo?
O que torna sua aula
diferente?
Até onde você é
professor?
Você realmente conhece
seus alunos quanto a níveis de aptidão, objetivos, restrições, limitações, etc?
Como você se posiciona
na sala?
Quais as suas
competências e diferenciais?
Você tem personalidade
profissional?
Como anda seu suporte teórico para aplicação da prática?
Quais as competências e diferenciais de um professor?
Como você vai se diferenciar se todos escolhem se diferenciar nos mesmos diferenciais?
LEMBREM-SE
O PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE NÃO ESTUDA ELE É NO MÍNIMO IRRESPONSÁVEL POIS ELE
ESTÁ LHE DANDO COM SERES HUMANOS.
2 comentários:
ATÉ ONDE VOCÊ É PROFESSOR? As perguntas feitas no final da matéria bem que poderiam ser colocadas não só como teste de consciência, mas também como um dos requisitos de seleção de profissionais nas academias. Bom para as academias e melhor p/ nós. Ótima matéria, Geraldo. Com certeza ela está ajudando um bom bocado de profissionais alienados nos seus "uhuuu e vamos lá galera" se nem eles sabem pra onde ir e muito menos por aonde ir. Até antes de conhecê-lo eu também pensava que aula coletiva era só música, gritos e diversão. E foi com a sua PERSONALIDADE PROFISSIONAL CHATA & DITADORA que eu aprendi que fazer JUMP não é brincar de pula pula, ABDOMINAL não é do jeito que eu quero fazer, não se pode balançar a coluna qdo se faz BÍCEPS, a ponta do pé tem que ficar reta e apontando p/ baixo, no GLÚTEO 3 APOIOS... Essas e tantas outras "chatices" se transformam em você, o profissional por quem eu montaria caravana e seguiria aonde fosse. Matéria nota 1000, MUNGERAJASON! ;)
ATÉ ONDE VOCÊ É PROFESSOR?
As perguntas feitas no final da matéria bem que poderiam ser colocadas não só como teste de consciência, mas também como um dos requisitos de seleção de profissionais nas academias. Bom para as academias e melhor p/ nós. Ótima matéria, Geraldo. Com certeza ela está ajudando um bom bocado de profissionais alienados nos seus "uhuuu e vamos lá galera" se nem eles sabem pra onde ir e muito menos por aonde ir. Até antes de conhecê-lo eu também pensava que aula coletiva era só música, gritos e diversão. E foi com a sua PERSONALIDADE PROFISSIONAL CHATA & DITADORA que eu aprendi que fazer JUMP não é brincar de pula pula, ABDOMINAL não é do jeito que eu quero fazer, não se pode balançar a coluna qdo se faz BÍCEPS, a ponta do pé tem que ficar reta e apontando p/ baixo, no GLÚTEO 3 APOIOS... Essas e tantas outras "chatices" se transformam em você, o profissional por quem eu montaria caravana e seguiria aonde fosse. Seu profissionalismo faz bem à nossa saúde e bem - estar. Matéria nota 1000, MUNGERAJASON! ;)
Postar um comentário