PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

NEM SÓ DE DELTÓIDE VIVE O OMBRO

     
         É muito comum observar nas academias pessoas (mais precisamente  homens) fazendo seqüenciados exercícios para ombro dando  mais ênfase ao músculo deltóide pelos resultados estéticos que eles proporcionam, mas  esse texto serve de alerta para pessoas que apenas treinam esse músculo  pois é o mais aparente naquela região.
            
          O primeiro passo é conscientizar o aluno que a articulação do ombro é a mais móvel (com grandes graus de liberdade) e ao mesmo tempo a torna mais instável e propícia a lesão,  o deltóide é apenas um músculo que compõe a organização dessa articulação.

Conheça um pouco do seu ombro
        
      A principal articulação do ombro é a glenoumeral  que é a junção da cabeça do úmero com a fossa  glenóide, é fato afirmar que  cabeça do úmero apenas repousa na cavidade ou seja não é encaixada na fossa  por ela ser muito rasa , então se ela tem essa formação como são sustentadas?  Quem potencializa estabilidade dessa articulação são os ligamentos  além, do deltóide (músculo mais aparente) e o manguito rotador (ATENÇÃO NESSE NOME).
     
       O manguito rotador é um conjunto formado por um grupo de músculos  (supra-espinhal ,infra–espinhal, sub-escapular, e redondo menor) que juntos geram a estabilidade transversa do ombro e potencializa sua inferiorização   , com isso o manguito preserva o espaço subacromial,  e é exatamente esse espaço que deve se dá um atenção epecial pois é na redução dele  onde ocorre a maioria das lesões de ombro e a mais famosa é a do manguito rotador.
     
     Essa lesão acontece geralmente pela redução do espaço subacromial fazendo com que por diversos tipos de  ações assim como repetições ao longo do tempo  esmaguem as estruturas que passam por esse local principalmente   do supra espinhal e seus tendões, desenvolvendo inicialmente as tendinite ,bursites,etc . Lembrando que quando se fala em lesão do manguito não é necessariamente um problema nos 5 músculos já citados, mas pelo ranking o supra espinhal geralmente é o primeiro pois ele se insere exatamente na junção onde existe o espaço que foi diminuído.

O que fazer  ?
    
       O correto  para evitar esse tipo de lesão é trabalhar exatamente a estabilização do ombro .pois imagine você treinando somente o deltóide e negligenciando o manguito rotador,  saibam que o deltóide é responsável pela superiorização da cabeça umeral diminuindo aquele espaço já citado acima , e se  ele é muito forte acaba esmagando o tendão  aumentando a possibilidade de lesão  e o manguito serve exatamente para inferiorizar a cabeça umeral oferecendo equilíbrio muscular a estrutura.

E como treiná-los?
           Através  de rotação externa e interna  que geralmente não são incluídos na série de exercícios dos alunos (não sei o motivo).

Obs  Pessoas que nasceram com osso acrômio maior (a bolinha que aparece acima do ombro quando estamos de camiseta) tem uma tendência maior a ter lesão de ombro pois   diminui o espaço subacromial.

O SEGREDO É E SEMPRE SERÁ

 EQUILÍBRIO MUSCULAR

Um comentário:

Hercules Moura disse...

Muito boa a postagem!!!