PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VOCÊ SABE O OBJETIVO DE VERIFICAR SUA FREQUENCIA CARDÍACA ( F.C) ?

  VOCES DEVEM PERCEBER DURANTE AS AULAS AERÓBICAS QUE ALGUNS PROFESSORES PEDEM PARA QUE VOCES VERIFIQUEM SUA F.C( FREQUÊNCIA CARDÍACA) NO DECORRER DA AULA QUE VOCE ESTÁ REALIZANDO , MAS VOCE SABE PORQUE,? E PRA QUE,? E O QUE É? F.C É O NÚMERO DE VEZES QUE O CORAÇÃO BATE POR MINUTO PARA BOMBEAR SANGUE PARA O CORAÇÃO E PARA OUTRAS PARTES DO CORPO , SE VOCE ACOMPANHA OU TEU INSTRUTOR ACOMPANHA,SAIBA QUE SUA ATIVIDADE SERÁ MUITO MAIS EFICIENTE E SEGURA DO QUE VOCE IMAGINA COM ESSES DADOS NA MÃO FICA MAIS FÁCIL ATINGIR O OBJETIVO DO SEU TREINO, TANTO PARA SEGURANÇA QUANTO PARA SAÚDE ASSIM COMO A UTILIZAÇÃO DAS SOBRECARGAS DE TRABALHO , PARA PESSOAS COM PROBLEMAS CARDÍACOS É MUITO MAIS SEGURO E TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL ESSE CONTROLE, POIS GARANTE AINDA MAIS A SEGURANÇA E A EFICIENCIA DA ATIVIDADE ENTÃO PARA OBTERMOS NO ESSA FREQUENCIA USAMOS O SEGUINTE CÁLCULO ( HOMENS 220 –IDADE) FEITO ESSE CÁLCULO SERÁ DETERMINADO SEU OBJETIVO DO TREINO PARA QUE VOCE SIGA DENTRO DOS LIMITES PROPOSTOS .


CONHEÇA AS ZONAS DE TREINOS E SEUS OBJETIVOS . DESCRITOS POR ESPECIALISTAS

50% A 60% DA FREQUENCIA MÁXIMA - PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO ATIVIDADADE E É SEDENTÁRIO OU COM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE .

60% A 70% DA FREQUENCIA MÁXIMA UTILIZAÇÃO DA GORDURA COMO FONTE DE ENERGIA E COMEÇA O MELHORAMENTO DO CONDICIONAMENTO AERÓBICO.

70% A 80% DA FREQUENCIA CARDÍACA MÁXIMA – ALÉM DA QUEIMA DE GORDURA ,AUMENTO AINDA MAIS DA CAPACIDADE CARDIO RESPIRATÓRIA DO TAMANHO DOS VASOS SANGUÍNEOS ALÉM DE FORTALECER E AUMENTAR O TAMANHO DO CORAÇÃO

80% A 90% DA FREQUENCIA CARDÍACA MÁXIMA – TREINO DE ALTA INTENSIDADE EM ALGUM MOMENTO DESTA ZONA SEU CORAÇÃO NÃO BOMBEARÁ SANGUE E OXIGÊNIO SUFICIENTE PARA SUPRIR OS MÚSCULOS EM ATIVIDADE E TERÁ QUE UTILIZAR FONTES ANAERÓBICAS DE ENERGIA. ESTA É UMA ZONA DE TREINAMENTO DURA .

90% A 100% DA FREQUENCIA MÁXIMA VOCE NÃO DEVE TREINAR NESTA ZONA AO MENOS QUE ESTEJA EM ÓTIMA FORMA ESTA É UMA ZONA DE ALTO RISCO DE CONTUSÕES NÃO DEVEREMOS NOS EXERCITAR NELA DURANTE MUITO TEMPO POIS O CORPO TRABALHARÁ COM DÉFICIT DE OXIGÊNIO E ACIMA DO LIMIAR ANAERÓBIO



    PARA MONITORAR A F.C PODE SER ATRAVÉS DE MONITORES CARDÍACOS OU ATRAVÉS ( MAIS PRÁTICOS PODENDO REGISTRAR TODAS AS ETAPAS E VARIAÇÕES DO SEU EXERCÍCIO) OU CASO VOCE NÃO TENHA ESSE APARELHO VOCE PODE MEDIR ATRAVÉS DA PULSAÇÃO DO PESCOÇO (ABAIXO DO MAXILAR) OU DO PULSO AO ACHAR UTILIZA UM DESSES CÁLCULOS ABAIXO

CONTA OS BPMS POR 15 SEG E MULTIPLICA POR 4

CONTAOS BPMS POR 10 SEG E MULTIPLICA POR 6

CONTA OS BPMS POR 30 SEG E MULTIPLICA POR 2

OU CONTA POR UM MINUTO





     FEITO ISSO TENHA CERTEZA AS VERIFICAÇÕES SERÃO BASTANTE NATURAIS NAS AULAS E VOCE SE SENTIRÁ MAIS SEGURO E TERÁ UMA MOTIVAÇÃO MAIOR PARA CHEGAR AO SEU OBJETIVO SEU INTRUTOR TEM DE ESTÁ SEMPRE ATENTO TAMBÉM AS EXPRESÕES DA FACE DO ALUNO QUE TAMBÉM PODEM INDICAR OS ESTADO FÍSICO DELE NA AULA PODENDO INTENSIFICAR OU NÃO A ATIVIDADE , VAI DEPENDER DO CONDICIONAMENTO DELE SE ELE TEM OU NÃO ALGUMA CARDIOPATIA SE É SEDENTÁRIO SE É FUMANTE ,ETC .

    ENTÃO SENHORES LEITORES FIQUEM ATENTOS AS VOSSAS FREQUENCIAS DURANTE AS AULAS NÃO EXISTE NÚMERO ESPECÍFICOS DE VERIFICAÇÕES O IMPORTANTE É VERIFICAR E TER DEFINIDO O SEU BPM DE TREINAMENTO DE ACORDO COM SEU OBJETIVO E NÓS INSTRUTORES TEMOS A OBRIGAÇÃO DE ACOMPANHAR ,ORIENTAR E MUDAR O BPM DO ALUNO (CASO SEJA NECESSÁRIO) E ACOMPANHAR DE PERTO SUA EVOLUÇÃO CARDIO RESPIRATÓRIA ALÉM DA PERDA DE PESO .






PROFESSOR GERALDOF FILHO

CREF 000877

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMO ESTAREI DAQUI HÁ ALGUNS ANOS? VOCE JÁ PERGUNTOU ISSO AO SEU ESPELHO?

    COMO ESTARÃO SUAS ARTICULAÇÕES MÚSCULOS, TENDÕES , QUE VOCE TREINA TODOS OS DIAS E MUITAS VEZES DE FORMA DESCONTRALADA , DESORIENTADA E EXAGERADA. INFELIZMENTE BOA PARTE DA POPULAÇÃO ,MAIS ESPECIFICAMENTE A POPULAÇÃO JOVEM POR TEREM UMA FAIXA ETÁRIA QUE BENEFICIA CARGAS INTENSAS DE TREINOS EXAGERAM ESQUECENDO DO AMANHÃ, E QUE ESSAS MESMAS
ARTICULAÇÕES MÚSCULOS E TENDÕES SERÃO UTILIZADOS QUANDO ENVELHECERMOS , SE EXAGERAMOS HOJE POSSA SER QUE AMANHA ESSE GRUPO NÃO RESPONDA COM TANTA EFICÁCIA E PRECISÃO (NATURALMENTE JÁ NÃO IRÃO) AUMENTANDO AINDA MAIS AS DIFICULDADES EM EXECUTAR SIMPLES MOVIMENTOS DO DIA A DIA.
      SE VOCE TREINA EM EXCESSO PASSA HORAS NA ACADEMIA NÃO TEM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL FAZ O QUE DÁ NA TELHA OU NÃO DÁ ATENÇÃO AO QUE O INSTRUTOR DA MODALIDADE QUE VOCE PRATICA TE FALA, ENTÃO, TENHA CUIDADO E MUDE LOGO ENQUANTO PODE, POSSA SER QUE EM BREVE AQUELA MODALIDADE QUE VOCE TANTO AMA TENHA QUE SER EXECUTADA COM LIMITAÇÕES OU PIOR NEM POSSA MAIS PRATICÁ-LA PELO SIMPLES FATO DE EXAGERAR SEM NECESSIDADE OU ACHAR QUE A QUANTIDADE DE TREINO VAI EQUIVALER A QUALIDADE E VAI TE TRAZER MELHORES BENEFÍCIOS . ENTÃO PARE E OBSERVE QUE ALGUMAS PESSOAS( ATÉ MESMO ALGUMAS QUE VOCE CONHECE E DE POUCA IDADE)) JÁ NÃO CONSEGUEM SIMPLES MOVIMENTOS DO COTIDIANO POR TEREM LIMITAÇÕES SEJA DE JOELHO ,DE COLUNA, OU OUTRA PARTE DO CORPOS PELO SIMPLES FATO DE EXAGERO OU MÁ ORIENTAÇÃO NO PASSADO , E QUE TAMBÉM OS JOVEM JÁ ESTÃO FICANDO LIMITADOS A DETERMINADOS MOVIMENTOS OU EXERCÍCIOS.
   ENTÃO LEMBREM-SE QUE SOMOS FORTES, MAS TEMOS LIMITES E QUE O SUPERHOMEM E OUTROS HERÓIS SÃO CINEMATOGRÁFICOS A REALIDADE É QUE VAMOS ENVELHECER DIMINUIR MASSA MAGRA, O METABOLISMO FICA MAIS LENTO, ASSIM COMO OS MOVIMENTOS, O RACIOCÍNIO E OUTRAS TANTAS COISAS NORMAIS QUE IRÃO ACONTECER EM CADA DIA QUE SE PASSA , MAS PODEMOS AMENIZAR TUDO ISSO COM UMA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA E QUALIFICADA , TOMANDO CONSCIÊNCIA QUE A CADA DIA QUE SE PASSA PODEMOS MELHORAR NOSSAS SAÚDE E NOSSO BEM ESTAR E LEMBRARMOS QUE PODEMOS IR MUITO MAIS LONGE DO QUE QUEREMOS E POSSAMOS IMAGINAR BASTA QUE FAÇAMOS TUDO COM MODERAÇÃO ATÉ MESMO OS EXAGEROS . PORTANTO CUIDADO QUANDO SE FALA EM TREINAR INTENSO ESSE TERMO PODE SER CONFUNDIDO COM TREINAR EXAGERADO EXAGEROS NÃO LEVA NINGUÉM A LUGAR NENHUM E NÓS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEMOS A OBRIGAÇÃO DE CONSCIENTIZAR NOSSO ALUNOS QUE É MELHOR VOCE FAZER ATIVIDADE BEM FEITA COM SEGURANÇA E EFICIÊNCIA TODOS DIA DO QUE EM UM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE TERMOS QUE NOS TORNAR UM ALUNO LIMITADO POR LESÕES CAUSADAS ATRAVÉS DE EXAGEROS.

PROFESSOR GERALDO FILHO

CREF000877 SSPB

sexta-feira, 22 de julho de 2011

EMAGRECER BEM X EMAGRECER MAL


  
    EXISTEM ALGUMAS DIFERENÇAS BASTANTE SIGNIFICATIVAS SOBRE EMAGRECER BEM E EMAGRECER MAL E INFELIZMENTE AS PESSOAS AINDA ADEREM A OPÇÃO DE EMAGRECER MAL POR CONTA DA RAPIDEZ, FACILIDADE E ESFORÇO ZERO, PARA QUE ISSO ACONTEÇA. AS PESSOAS AINDA SE ILUDEM COM O FATO DE QUE PERDER PESO COM FACILIDADE É EMAGRECER COM SAÚDE, O PIOR DE TUDO ISSO É QUE TODOS SABEM QUE ISSO NÃO É VERDADE, MAIS INFELIZMENTE CADA DIA MAIS A MÍDIA VEM JOGANDO DOS DOIS LADOS (VEJA QUE INTERESSANTE) AO MESMO TEMPO QUE ALGUNS PROGRAMAS DE TV ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA A ,REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ASSIM COMO OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEÍS. AO MESMO TEMPO ESSAS MESMAS EMISSORAS PERMITEM PROPAGANDAS DE PRODUTOS QUE INCENTIVAM O SEDENTARISMO DO INDIVÍDUO ATRAVÉS DE MEDICAMENTOS QUE PROMETEM “MILAGRES” . NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO , E TODOS SABEMOS QUE ESSES MESMOS PRODUTOS NÃO TEM SUA EFICÁCIA COMPROVADA CIENTIFICAMENTE QUANTO A ELIMINAÇÃO DE GORDURA DE FORMA SAUDÁVEL E NÃO SÃO AUTORIZADOS PELA ANVISA ( AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), MAS MESMO ASSIM AS PESSOAS INSISTEM EM TOMAR ESSES MEDICAMENTOS ACHANDO QUE É TUDO NATURAL E QUE NÃO POSSUE EFEITO COLATERAL..
   ESSES MEDICAMENTOS PROMOVEM UMA DEPENDÊNCIA ENORME NO ORGANISMO DE QUEM OS UTILIZA COM EFEITOS COLATERAIS DESASTROSOS , TIPO : INSÔNIA, IRRITABILIDADE, DEPRESSÃO,ALUCINAÇÃO, BOCA SÊCA, DIARRÉIA, RISCOS CARDÍACOS, DORES DE CABEÇA ETC . PARE E PENSE È ISSO QUE VOCE QUER PRA VOCÊ? VIVER A BASE DE PRODUTOS NOCIVOS AO ORGANISMO POR PURA VAIDADE E ILUSÃO DE ACHAR QUE SE TORNOU UMA PESSOA SAUDÁVEL? É ISSO QUE VOCE QUER NA SUA VIDA SER UMA PESSOA ILUDIDA ACHANDO QUE ESTÁ LINDA , MARAVILHOSA E CHEIA DE SAÚDE A MOSTRA? SE VOCÊ ESTÁ ACHANDO ISSO CONLUI-SE QUE REALMENTE VOCÊ ESTÁ PENSANDO QUE É A ÚLTIMA PEPITA DE OURO DE SERRA PELADA MAS VOCE ESTÁ APENAS FOLHEADA A OURO. COM ATIVIDADE FÍSICA E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR SIM EXISTE VIDA SAUDÁVEL,  ASSIM VOCE REALMENTE E CONCRETAMENTE SE TORNARÁ UMA PESSOA LINDA, MARAVILHOSA E COM A SAÚDE A MOSTRA COMO VOCE QUER . E SERÁ UM PEDRA DE OURO MUITO MAIS VALIOSA DO QUE VOCE IMAGINA.  A SOLUÇÃO É E SEMPRE SERÁ ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ORIENTADA POR NUTRICIONISTA .


PROFESSOR GERALDO FILHO
CREF 000877













sábado, 25 de junho de 2011

PROTEJA SEUS JOELHOS

Tonificação da musculatura protege joelhos contra dores. Principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos. Prática de atividade física com objetivo e intensidade pode é uma das causas.

     Maior articulação do corpo humano, o joelho é responsável por suportar grandes demandas físicas, não só em atividades como caminhadas, marchas e corridas, mas também em práticas esportivas. Por fazer a ligação entre o quadril e os pés, tem papel importante na mobilidade corporal, viabilizando movimentos extensores e flexores.

   "O joelho é constituído principalmente por duas articulações: a patelafemoral e a tibiafemoral, que funcionam em conjunto, permitindo movimentos simples como agachar ou subir e descer escadas. Essas articulações e seus ligamentos que são responsáveis por sustentar grandes impactos durante exercícios físicos, por isso é tão importante mantê-los protegidos de possíveis lesões",

  Segundo Everaldo Vasconcelos, fisioterapeuta especialista em ortopedia.que também coordena o "Grupo do Joelho", formado por alunos de fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá e que tem como objetivo auxiliar no tratamento de lesões de praticantes de atividade física e afirma que os joelhos estão entre as articulações mais afetadas na prática de atividades .

     Os principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos e lesões relacionadas à prática de atividade física sem um bom condicionamento físico.

     Os riscos de lesão, no entanto, podem ser menores com ações preventivas que abrangem trabalhos de fortalecimento, flexibilidade e de equilíbrio postural", Mas, se mesmo com a prevenção ocorrerem lesões durante a prática física, é recomenda a aplicação imediata de gelo no local e posteriormente uma consulta com um médico ortopedista e tratamento com fisioterapia.
       Músculos da coxa fortalecidos
   Alguns fatores podem favorecer as lesões nos joelhos, como rompimento dos ligamentos, sedentarismo, uso de calçados inadequados, prática incorreta de atividade física e problemas de cartilagem no caso das mulheres, que possuem estrutura corporal diferente dos homens.

   Os joelhos são estruturados de forma a suportarem mais força do que velocidade. Por isso a alta incidência de lesões durante a execução de exercícios que exigem mudança rápida de direção.e também pelos excessos nas atividades aeróbicas.

  Exercícios com a finalidade de fortalecer os músculos das coxas são os mais indicados para proteger essas que são as mais complexas articulações do corpo",.

  Para garantir um bom condicionamento aos músculos que protegem os joelhos é preciso dedicação aos exercícios três vezes por semana. O treino deve fortalecer todos os músculos que chegam até o joelho.

Dicas para um joelho protegido
     Durante os treinos de musculação, procure exercitar a musculatura de maneira equivalente. A DESCOMPENSAÇÃO entre as regiões aumenta o risco de lesões. Atividades físicas sem a devida preparação articular são uma das principais causas de lesões no joelhos.

     Para manter a articulação saudável e livre de lesões fortaleça bem os joelhos . em caso de dor durante a atividade é recomendável não continuar e sim parar e procurar um ortopedista antes que voce passe de aluno a paciente.

Boas atividades a todos
LEMBRE-SE SEMPRE DE NÃO EXAGERAR NOS EXERCÍCIOS E EM CASO DE DÚVIDAS

PROCURE O INSTRUTOR DA MODALIDADE QUE VOCE ESTÁ PRATICANDO

PROFESSOR GERALDO FILHO  INSTRUTOR DE GINÁSTICA

CREF 000877- G-PB

EMAIL_ PROFESSORGERALDOFILHO@HOTMAIL.COM

GINASTICAGERALDOFILHO@HOTMAIL.COM

sábado, 14 de maio de 2011

MITO E VERDADES SOBRE O JUMP




1. Prejudica os seios: MITO – desde que utilize um top reforçado. Esqueça aquele que parecem com biquinis.
2. Não pode ser feito por crianças: MITO – a partir dos 10 anos a criança já tem condições motoras de acompanhar os movimentos executados na aula. Antes disso seria interessante adequar a aula usando movimentos mais fáceis.
3. Utilizar caneleiras prejudica as articulações: VERDADE – o aumento da sobrecarga em exercícios cuja execução é feita rapidamente pode causar lesões. Se a intensão for aumentar o gasto calórico, utilize movimentos mais amplos, se for aumentar a massa muscular, combine com exercícios localizados.
4. Não é recomendado para gestantes: VERDADE – apesar de ter o impacto diminuído, o ato de pular traz desconforto. Além disso há risco de queda do equipamento.
5. Proibido para quem tem labirintite: VERDADE– É contra indicado, mas se o indivíduo estiver medicado e não sentir desconforto, pode ser liberado pelo médico.
6. Bom para quem tem problemas articulares: MITO – apesar do trampolim ser usado na reabilitação de pessoas com lesões nas articulações, as aulas são desaconselhadas para quem tem instabilidade articular. São trabalho totalmente diferentes.
7. Melhora a circulação: VERDADE – em função da força exercida ao empurrar a lona, há melhora no retorno venoso, melhorando a circulação como um todo.

8. Exercício de baixo impacto: MITO – Apesar de gerar cerca de 80% a menos de impacto comparado ao mesmo movimento realizado no solo, o impacto é mediano. Equivale ao gerado por uma corrida.
9. Dá vontade de fazer xixi: VERDADE – uma conseqüência do aumento do retorno venoso é o aumento no volume de urina.

10. Combate a celulite: VERDADE – pois melhora a circulação.

11. Gasta cerca de 350Kcal: VERDADE – esse é o gasto aproximado em 30 min. para indivíduos adultos com cerca de 70 kg.

12. Proibido para quem tem problemas na coluna: MITO – depende do problema, se você pode correr provavelmente poderá fazer essa aula. Quem deve determinar é o médico.









sexta-feira, 22 de abril de 2011

GOVERNO FEDERAL ENTRA NA LUTA CONTRA A OBESIDADE

"Academia da Saúde" irá implantar centros e espaços para exercícios físicos.
Atividades individuais e coletivas serão orientadas por profissionais qualificados

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, em Brasília, o programa Academia da Saúde. O projeto estimula a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Recife, Aracaju e Belo Horizonte. “Esses programas buscaram eliminar barreiras como, por exemplo, a inexistência de espaços públicos de lazer que diminuem a possibilidade de acesso as práticas corporais pela maioria da população”, explica Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Ministério da Saúde.

O lançamento do Academia da Saúde faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de potencializar elementos da cultura local para produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações. Outra estratégia anunciada hoje, Dia Mundial da Saúde, é a assinatura de acordos entre o Ministério da Saúde e as instituições que representam a indústria para a redução do teor de sódio nos alimentos processados.

Atividade FísicaO programa Academia da Saúde prevê a implantação de infraestruturas, denominadas polos, que possuem espaços para realização de atividades individuais e coletivas, e equipamentos para alongamentos e outras atividades físicas e de lazer, com a orientação de profissionais qualificados. As atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.

Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.). “Essas áreas são atrativas para pessoas idosas, especialmente homens, mas podem ser utilizadas como complementar das atividades recreativas com crianças”, sugere Deborah Malta.

O Academia da Saúde será articulado em parceria com os estados, municípios e Poder Legislativo. O desenvolvimento das ações contará com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada NASF pode ter até três polos do programa vinculados ao núcleo.

A Portaria que institui o programa Academia da Saúde pode ser acessada por meio do link. As informações sobre como participar, envio de propostas e repasses dos recursos serão divulgadas posteriormente em nova Portaria a ser publicada pelo Ministério da Saúde.

Indicadores
A prática de atividade física é um dos indicadores pesquisados pelo Vigitel, inquérito telefônico realizado pelo Ministério da Saúde anualmente desde 2006, com aproximadamente 54 mil adultos residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal.

De acordo com os dados de 2009, 16,4% dos adultos são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades como a limpeza da casa e trabalho pesado. A pesquisa também mostrou que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana.

Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção nos homens (18,5%) em relação às mulheres (12%). A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana. “Por isso, o Ministério da Saúde tem priorizado ações educativas para promoção da saúde e da atividade física”, afirma Deborah Malta.

No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde foi instituída em 2006 e hoje conta com a participação de 1.506 municípios de todas as regiões. Entre 2006 e 2010, foram repassados R$ 171 milhões às Secretarias Municipais de Saúde que integram a Rede Nacional de Promoção da Saúde. Com o recurso, os gestores desenvolvem projetos de promoção da saúde, contemplando ações de atividade física.

domingo, 6 de março de 2011

ANVISA QUER BANIR REMÉDIOS PARA EMAGRECER

O reinado dos remédios emagrecedores está por um fio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir de vez a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol). A única droga para o tratamento da obesidade que continuará liberada será o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura. Diante de estudos que apontam que o consumo de sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, desde o ano passado a Anvisa impôs novas regras e endureceu os critérios de venda dessa droga. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.

A proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas da área na semana passada e será publicada hoje no site da agência, junto com um parecer explicando os motivos. Para médicos endocrinologistas que atuam no combate à obesidade, a medida é radical demais e vai deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro.
“Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?”, diz o Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?”, diz o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC).

CONHEÇA OS EFEITOS COLATERAIS DA SIBUTRAMINA

Os efeitos colaterais mais comuns são: secura na boca aliada a um gosto estranho, irritação no estômago, dificuldade para dormir, dor de cabeça, sonolência, dor nas articulações e músculos.
Apesar de raro, há alguns efeitos colaterais que requerem atenção médica imediata: arritmia cardíaca, alterações mentais, mudanças de humor e parestesia.
Ataque apoplético, problema para urinar, dor no peito, hemiplegia, visão anormal, dispnéia e edema, requerem atenção médica urgente.
SERÁ QUE VALE A PENA TOMAR?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CÃIBRAS SAIBA UM POUCO MAIS


Os músculos correspondem a aproximadamente 40% do peso corporal. As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular que acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna (músculo gastrocnemio), e podem iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono. A etiologia é controversa.

Inicia-se mais frequentemente após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. Geralmente origina-se da fasciculação de um grupo muscular isolado ou da associação de grupos musculares que passam a contrair desordenadamente, sem o controle do índividuo. 
As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. O suor e a diurese excessiva podem causar uma hiponatremia (queda do sódio sérico). Isso é importante porque o organismo começa a utilizar sódio dos músculos quando as suas principais fontes de glicogênio acabam. Quando isso acontece pode ocorrer uma hiperritabilidade em algumas terminações nervosas que ficam hiperexitadas, provocando um estresse mecânico ao seu redor. Resultando em contrações espontâneas dos músculos, ou seja, nas cãibras. 
É importante salientar que as deficiências de outros minerais como cálcio, magnésio e potássio também podem causar cãibras musculares e problemas neuromotores. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras. Uma prova disso é a sua maior frequencia em atletas iniciantes, pouco preparados ou mal assessorados por um profissional da área. 
Na insuficiência renal aguda ou em pacientes que realizam hemodiálise, esses sintomas podem ocorrer mais comumente. Estas condições podem ser explicadas pela baixa concentração sérica de sódio no corpo. A administração de soluções salinas pode ajuda a combater os sintomas, causando alívio nas dores da contração muscular. Baixos níveis de cálcio e magnésio sérico também podem estar envolvidos no início dos sintomas. Entretanto nenhum destes desequilíbrios iônicos necessariamente tem que estar presente na gênese do problema. 
Outros fatores que favorecem a ocorrência de cãibras são doenças como diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares. Há algumas evidências que indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. 
Acabando com o problema
As cãibras podem ser momentaneamente interrompidas por uma contração ativa da musculatura antagonista à afetada, ou por um alongamento passivo forçado desta musculatura. Após esse primeiro sintoma, o músculo mostra alterações na excitabilidade e na contratilidade, mostrando-se fasciculado por alguns minutos. O músculo pode permanecer dolorido por alguns dias, dependendo da intensidade da cãibra. 
O tratamento pode ser iniciado com a administração de eletrólitos e a regulação do balanço hídrico (quantidade de água). Entretanto este tratamento não é comprovadamente eficaz. Cada vez mais se têm utilizado medicamentos para o tratamento das cãibras principalmente na população de não atletas.

Sulfato de quinina e fosfato de cloroquina tem sido benéficos principalmente nos casos de cãibras noturnas. A causa exata das cãibras durante os exercícios permanece controversa. Alguns estudos têm conduzido para hipótese de desidratação, distúrbios eletrolíticos e fadiga muscular. 
Como prevenir as cãibras

- Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física
- Adequada hidratação antes, durante e após a atividade física
- Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos e com transpiração abundante com bebidas esportivas ou com alimentos que contenham sódio
- Ingestão adequada de carboidratos para evitar a utilização de proteína muscular como forma de energia
- Assegurar uma recuperação nutricional adequada