PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

sábado, 9 de novembro de 2013

O QUE PRECISAMOS PARA MINISTRAR AULAS COLETIVAS?



         Dentro das academias de ginástica você encontra novos professores cheios de energia, seja com barras nas costas, em cima no Jump, sobre bike de Spinning, ou  ministrando outras aulas coletivas, gritando gritando “UHHUUU, VAMOS LÁ GALERA, TÁ QUEIMANDO, e tantas outras frases  que ouvimos nas aulas coletivas. Nada contra em certos momentos dá uma chamada na galera.principalmente nos momentos mais cansativos da aula ou de êxtase.
     . -.
    Mas a pergunta é:
         
      Quais os pré-requisitos para se ministrar   aulas coletivas? 

            ou para ser um bom professor de ginástica?
     
          Venho observado  alguns professores  com objetivo comum: ter  a sala lotada sempre,  para os olhos do gestor é maravilhoso e lucrativo, até esse ponto tudo bem , mas me preocupo muito mais com a falta de controle sobre essas salas lotadas , visto que diversos professores estão se preocupando mais em não sair de cima do palco, da frase musical ou da coreografia, cada um mostrando sua performance nas mais diversas aulas, do que controlar técnica de execução, intensidade, restrições ,objetivos e tantos aspectos extremamente  importantes dentro da aula  . Sabemos que uma  aula coletiva é um treinamento  eficiente e seguro de forma divertida e muito mais motivante (para muitos) do que treinar individualmente .Mas alguns  não estão muito preocupados com esses aspectos( INFELIZMENTE) e vários estão se tornando “repetidores de movimentos”  e esse perfil de professor sem querer criou uma aula coletiva chamada de” SALVE-SE QUEM PUDER”.    Se você tem esse perfil comece a  repensar  sobre esses aspectos ,  pois você poderá colocar em risco a integridade física do aluno e a sua também e sua carreira será muito curta.
    
  NÃO devemos copiar (apenas) boas aulas práticas, pois um modelo vencedor em uma aula apresentada  por um professor,  poderá  não ser    eficiente  na sua aula. Tenha diferencial competitivo, exclusivo seja CRIATIVO.

        Significa: estudar, planejar, dirigir, organizar, controlar o ciclo de vida do produto, adaptar montar novo e remontar o antigo, sondar tendências, promover,  revitalizar ,avaliar sempre e eliminar quando necessário. Além disso, desenvolver de acordo com o público alvo que  você    pretende trabalhar


Fica aqui algumas  perguntas como teste de consciência.

Quem tem que treinar você ou o aluno?
Você repete movimentos ou educa os movimentos dos alunos?
Segue os princípios de treinamento desportivo?
O que torna sua aula diferente?
Até onde você é professor?
Você realmente conhece seus alunos quanto a níveis de aptidão, objetivos, restrições, limitações, etc?
Como você se posiciona na sala?
Quais as suas competências e diferenciais?

Você tem personalidade profissional?
Como anda seu suporte teórico para aplicação da prática?
Quais as  competências e diferenciais de um professor?
Como você vai se diferenciar se todos escolhem se diferenciar nos mesmos diferenciais?

    
 LEMBREM-SE O PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE NÃO ESTUDA ELE É NO MÍNIMO IRRESPONSÁVEL POIS ELE ESTÁ LHE DANDO COM SERES HUMANOS.