PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GINÁSTICA LOCALIZADA



DEFINIÇÃO – SEGUNDO O PROF. Drd ANDRÉ DIAS DE OLIVEIRA FERNANDES A GINÁSTICA LOCALIZADA É UMA ATIVIDADE FÍSICA COLETIVA REALIZADA COM ACESSÓRIOS DIVERSOS ATRAVÉS DE MOVIMENTOIS RITMADOS E ORIENTADOS. SEGUNDO ELE A GINASTICA LOCAIZADA ESTIMULA AS QUALIDADES FÍSICAS EM UM AMBIENTE COLETIVO  MELHORANDO A SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR.
                   DIANTE DESSA EXPLICAÇÃO PODEMOS DESTACAR ALGUNS TÓPICOS QUE TALVEZ VOCÊ PRATICANTE DESSA MODALIDADE AINDA NÃO SAIBA .DENTRO DO OBJETIVO PRINCIPAL DA AULA PODE-SE DESTACAR OS SEGUINTES PONTOS
A INDIVIDUALIZAR DENTRO DO COLETIVO – ISSO SIGNIFICA DIZER QUE PODEMOS EM UMA AULA COLETIVA INDIVIDUALIZAR UM TREINO DE QUEM POR ALGUMA CIRCUNSTÂNCIA ( LESÃO,ATRASO, GRAVIDEZ, ETC) NÃO POSSA EXECUTAR NAQUELE MOMENTO ALGUM EXERCÍCIO OU MOVIMENTO, PODEMOS CRIAR UMA ALTERNATIVA PARA MANTÊ-LO DENTRO DA SALA SEM PERDER O ESPÍRITO DA COLETIVIDADE .DESSE MODO CONTINUAREMOS A ESTIMULAR UM DOS OBJETIVOS DA AULA QUE É A SOCIALIZAÇÃO.
                 UM OUTRO PONTO IMPORTANTE NA GINÁSTICA LOCALIZADA ASSIM COMO EM OUTRAS MODALIDADES É O AQUECIMENTO, SEGUNDO O PROF Dr. ANDRÉ FERNANDES APÓS 5 A 10 MIN DE AQUECIMENTO UMA ARTICULAÇÃO AUMENTA SUA ESPESSURA EM 12 A 13% PERMITINDO ASSIM A DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO POR ÁREA DA SUPERFÍCIE ARTICULAR, ALÉM DE AUMENTAR A TRANSMISSÃO DE IMPULSOS NERVOSOS ,AUMENTO DA VELOCIDADE E DA FORÇA DE CONTRAÇÃO MUSCULAR, DA TAXA DA TROCA DE OXIGÊNIO, ETC.

            ESTUDOS COMPROVAM QUE UMA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA BEM ELABORADA O INDIVÍDUO PODE TER UM GANHO DE FORÇA (PARA MEMBROS SUPERIORES) SEMELHANTE OU IGUAL A UM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO. DENTRO DA AULA AINDA PODEMOS TER COMO OBJETIVO PRINCIPAL ALÉM DAS MAIS CONHECIDAS (R.M.L, PEQUENAS HIPERTROFIAS, FORÇA FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO MOTORA, ETC) É O EMAGRECIMENTO JÁ ESTÁ COMPROVADO E AOS POUCOS AO ALUNOS VEM TOMANDO CONSCIÊNCIA DE QUE EXERCÍCIO COM SOBRECARGA ALÉM DE PREVENIR PROBLEMAS MUSCULARES E ARTICULARES TAMBÉM EMAGRECE UM DOS FATORES PARA QUE ISSO ACONTEÇA É QUE A INTENSIDADE DA AULA PROPOSTA   FAZ COM QUE O INDIVÍDUO GASTE  CALORIA SUFICIENTE PARA AJUDAR NO SEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO E SE  A AULA FOR  OBJETIVADA COMO TREINO DE FORÇA O GASTO  SERÁ AINDA  MAIOR .
LEMBRANDO QUE : CADA NOVO ESTÍMULO SEU CORPO SE ADAPTARÁ E REAGIRÁ FICANDO MAIS FORTE ,ESTÍMULOS DÉBEIS ( PEQUENOS OU DE MUITO BAIXA INTENSIDADE )NÃO CAUSAM REAÇÕES, O MÍNIMO QUE VOCE TEM QUE SENTIR APÓS UM SESSÃO DE GINÁSTICA LOCALIZADA É CANSAÇO CASO VOCE SAIA DA SALA DO JEITO QUE  ENTROU  O OBJETIVO NÃO FOI ALCANÇADO

PROFESSOR GERALDOFILHO
CREF 000977








segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O METABOLISMO DIANTE DO ÁLCOOL



   UM TEMA BASTANTE DISCUTIDO ENTRE OS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA E UM DESAFIO PARA OS QUE QUEREM MUDAR O HÁBITO ALIMENTAR, DEIXAR DE LADO A BEBIDA ALCÓOLICA E REALMENTE SEGUIR UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA DE ACORDO COM O  OBJETIVO PROPOSTO. MAS, ENTÃO VEM AQUELA VELHA E TRADICIONAL FRASE SÓ BEBO NO FIM DE SEMANA”

   ENTÃO VAMOS ENTENDER O QUE ACONTECE COM SEU METABOLISMO QUANDO CONSUMIMOS ÁLCOOL. UM ESTUDO DIZ ,QUE, O PROBLEMA NÃO É A QUANTIDADE DE CALORIA EXISTENTE NA BEBIDA ALCÓOLICA E SIM O EFEITO QUE ELA TEM NO METABOLISMO MESMO EM PEQUENAS QUANTIDADES.

O ESTUDO FOI FEITO EM 8 HOMENS E A ESSES FORAM DADOS 2 DRINKS DE VODKA E LIMONADA A CADA 30 MINTUOS,CADA DRINK TINHA 90 CALORIA (BAIXO TEOR CALORICO CERTO?) E FOI MEDIDO O METABOLISMO ANTES E DEPOIS DESSA CONSUMAÇÃO FOI CONSTATADO VÁRIAS HORAS DEPOIS DE TOMAR VÁRIOS DRINKS QUE: A OXIDAÇÃO DE LÍPIDIOS ( QUANTIDADE DE GORDURA QUE SEU CORPO TÁ QUEIMANDO) CAIU 73% APROXIMADAMENTE ESTE DRAMÁTICO RESULTADO NO ORGANISMO ACONTECE POR CONTA DO MODO QUE É UTILIZADO PELO NOSSO CORPO. ACONTECE ASSIM: O ÁLCOOL PASSA RÁPIDO DO ESTÔMAGO PARA O INTESTINO (DIFERENTE DE UMA BEBIDA SEM ÁLCOOL) E DENTRO DO SANGUE PASSA DIRETO PARA O FÍGADO E LÁ UMA DETERMINADA ENZIMA AGILIZA A CONVERSÃO DO ÁLCOOL EM ACETALDHYDE E ESSSA É CONVERTIDO EM ACETATO ENTÃO QUANDO VOCE BEBE AO INVÉS DA BEBIDA SER ARMAZENADA EM GORDURA ELE É ARMAZENADA EM FORMA DE ACETATO E A QUANTIDADE DEPENDE DIRETAMENTE DO TANTO DE ÁLCOOL QUE SE CONSOME E O AUMENTO DESSA SUBSTÂNCIA DÁ UMA PAUSA NA QUEIMA DE GORDURA, E NESSE RÍTMO O ORGANISMO TENDE A USAR QUALQUER COISA CONSUMA PARA ALIMENTÁ-LO. E SE VOCE AUMENTA A INGESTÃO DE ÁLCOOL PREFERENCIALMENTE O SEU METABOLIMSO VAI ESTÁ VOLTADO PARA ELIMINAR DE PREFERÊNCIA A SUBSTÂCNIA RESULTANTE DO ÁLCOOL E QUANTO MAIS AUMENTA A QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO ORGANISMO MAIS A GORDURA FICA FORA DO QUE CHAMAMOS DE EQUAÇÃO METABÓLICA . ISSO CONFIRMA O EFEITO NEGATIVO DIRETO NO RESULTADOS DOS TREINAMENTOS.

LEMBRANDO AINDA QUE O ACETATO É MUITO FACILMENTE PRODUZIDO PELO ÁLCOOL CHEGANDO A SER PIOR QUE INGERIR CARBOIDRATO

ENTÃO SENHORES PRATICANTES DE ATIVIDAES FÍSICA CUIDADO NAQUELA FRASE DO COMEÇO DO TEXTO “SO BEBO FIM DE SEMANA”

PROFESSOR GERALDO FILHO
CREF 000877