PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

sábado, 25 de junho de 2011

PROTEJA SEUS JOELHOS

Tonificação da musculatura protege joelhos contra dores. Principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos. Prática de atividade física com objetivo e intensidade pode é uma das causas.

     Maior articulação do corpo humano, o joelho é responsável por suportar grandes demandas físicas, não só em atividades como caminhadas, marchas e corridas, mas também em práticas esportivas. Por fazer a ligação entre o quadril e os pés, tem papel importante na mobilidade corporal, viabilizando movimentos extensores e flexores.

   "O joelho é constituído principalmente por duas articulações: a patelafemoral e a tibiafemoral, que funcionam em conjunto, permitindo movimentos simples como agachar ou subir e descer escadas. Essas articulações e seus ligamentos que são responsáveis por sustentar grandes impactos durante exercícios físicos, por isso é tão importante mantê-los protegidos de possíveis lesões",

  Segundo Everaldo Vasconcelos, fisioterapeuta especialista em ortopedia.que também coordena o "Grupo do Joelho", formado por alunos de fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá e que tem como objetivo auxiliar no tratamento de lesões de praticantes de atividade física e afirma que os joelhos estão entre as articulações mais afetadas na prática de atividades .

     Os principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos e lesões relacionadas à prática de atividade física sem um bom condicionamento físico.

     Os riscos de lesão, no entanto, podem ser menores com ações preventivas que abrangem trabalhos de fortalecimento, flexibilidade e de equilíbrio postural", Mas, se mesmo com a prevenção ocorrerem lesões durante a prática física, é recomenda a aplicação imediata de gelo no local e posteriormente uma consulta com um médico ortopedista e tratamento com fisioterapia.
       Músculos da coxa fortalecidos
   Alguns fatores podem favorecer as lesões nos joelhos, como rompimento dos ligamentos, sedentarismo, uso de calçados inadequados, prática incorreta de atividade física e problemas de cartilagem no caso das mulheres, que possuem estrutura corporal diferente dos homens.

   Os joelhos são estruturados de forma a suportarem mais força do que velocidade. Por isso a alta incidência de lesões durante a execução de exercícios que exigem mudança rápida de direção.e também pelos excessos nas atividades aeróbicas.

  Exercícios com a finalidade de fortalecer os músculos das coxas são os mais indicados para proteger essas que são as mais complexas articulações do corpo",.

  Para garantir um bom condicionamento aos músculos que protegem os joelhos é preciso dedicação aos exercícios três vezes por semana. O treino deve fortalecer todos os músculos que chegam até o joelho.

Dicas para um joelho protegido
     Durante os treinos de musculação, procure exercitar a musculatura de maneira equivalente. A DESCOMPENSAÇÃO entre as regiões aumenta o risco de lesões. Atividades físicas sem a devida preparação articular são uma das principais causas de lesões no joelhos.

     Para manter a articulação saudável e livre de lesões fortaleça bem os joelhos . em caso de dor durante a atividade é recomendável não continuar e sim parar e procurar um ortopedista antes que voce passe de aluno a paciente.

Boas atividades a todos
LEMBRE-SE SEMPRE DE NÃO EXAGERAR NOS EXERCÍCIOS E EM CASO DE DÚVIDAS

PROCURE O INSTRUTOR DA MODALIDADE QUE VOCE ESTÁ PRATICANDO

PROFESSOR GERALDO FILHO  INSTRUTOR DE GINÁSTICA

CREF 000877- G-PB

EMAIL_ PROFESSORGERALDOFILHO@HOTMAIL.COM

GINASTICAGERALDOFILHO@HOTMAIL.COM