PROFESSOR GERALDO FILHO

PROFESSOR GERALDO FILHO
VIVA AS AULAS COLETIVAS

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VARIZES MITOS E VERDADES



Muitas pessoas seja homem ou mulher possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas sobre como as varizes surgem. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema. Se a pessoa já nasce com predisposição o risco de desencadear varizes poderá ser maior.
Mito: Usar salto alto causa varizes?Não. Porém se usar salto alto diariamente, isso poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.Mito: A musculação causa varizes?Muito pelo contrario. Exercícios ajudam a prevenir estimulando circulação do sangue evitando o aparecimento de veias doentes. A causa das varizes é o sedentarismo, mas é importante se consultar com um médico para que ele possa lhe avaliar
Mito: Existem cremes que eliminem as varizes ?Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. È perda de dinheiro na certa. Agora existem cremes que podem aliviar alguns sintomas.
Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?De maneira alguma. Muita gente teme a intervenção cirúrgica, com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.
Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada? Negativo. Ao retirar as veias doentes, a circulação ira melhorar com tempo, pois o sangue ira fluir através de veias mais saudáveis.Mito: Cruzar as pernas causa varizes?Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo.
Verdade: As varizes são um problema genético?Se seus pais têm varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.Verdade: Meias elásticas ajudam na circulação?Nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.
Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.
Verdade: As mulheres têm mais varizes do que homens?Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilarem as pernas.
Verdade: A gravidez provoca varizes?Devido a alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais; genética; e excesso de peso).
Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes? Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.
Verdade: As varizes podem levar à trombose?Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
Verdade: Anticoncepcional causa varizes?Porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes
TEXTO RETIRADO DO BLOG DO PROFESSOR ANDRÉ FERNADES